Vestibular IFSP

O fim do direito é a paz, o meio de atingi-lo é a luta. Enqu 110703

O fim do direito é a paz, o meio de atingi-lo é a luta. Enquanto o direito tiver de contar com as agressões partidas dos arraiais da injustiça — e isso acontecerá enquanto o mundo for mundo — não poderá prescindir da luta. A vida do direito é a luta — uma luta dos povos, dos governos, das classes sociais, dos indivíduos.

Todo o direito que existe no mundo foi alcançado através da luta; seus postulados mais importantes tiveram de ser conquistados em combate contra as legiões de opositores; todo e qualquer direito, seja o direito de um povo, seja o direito de um indivíduo, só se afirma através de uma disposição ininterrupta para a luta.

O direito não é uma simples idéia, é uma força viva. Por isso a justiça sustém em uma das mãos a balança com que pesa o direito, enquanto na outra segura a espada por meio da qual o defende. A espada sem a balança é força bruta; a balança sem a espada, a impotência do direito. Uma completa a outra, e o verdadeiro estado de direito só pode existir quando a justiça sabe brandir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança.

 

Rudolf von Ihering. A luta pelo direito, 2003 (com adaptações).

Com base nas idéias do texto anterior, julgue o item a seguir.

O direito não é uma abstração e, sim, uma “força viva”, desde que os conquistados combatam, com dignidade, seus conquistadores.

Questão no QuestionsOf: O fim do direito é a paz, o meio de atingi-lo é a luta. Enqu 110703

Questões similares